PARLAMENTO DOS JOVENS

6 Dez

Nesta edição de 2010 / 2011 estão a participar no Projecto Parlamento dos Jovens, organizado pela Assembleia da República em parceria com outras entidades,
um total de 853 escolas, das quais 482 pertencem ao Ensino Básico. Nessa medida, a nossa escola está a concurso com as demais com o objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da actualidade. Nesta sequência, o tema proposto e em análise, a nível nacional, trata-se da “Violência em meio escolar”.
Estamos a trabalhar em cheio, o projecto coordenado pela Professora Helena Serra tem a colaboração e dinamização das Professoras Ana Micaela Almeida e Cristina Costa. Os 45 alunos envolvidos e distribuídos por 3 listas concorrentes andam na peugada de soluções consistentes e válidas para o combate ao problema, que em determinadas escolas é tão visível.
Para avançarmos nas três fases é necessário um programa de recomendação bastante consistente e rigoroso no que concerne às 3 medidas de escola a elaborar e a serem bem defendidas pelos nossos futuros deputados.
Assim foi organizado e dinamizado um debate, no passado dia 17 de Novembro alargado a toda a comunidade educativa e com a presença dos nossos parceiros sociais. Pudemos contar com a colaboração da Direcção da Escola, do Presidente da Junta de Freguesia, da Vereadora de Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Representante da Associação de Pais e da Psicóloga do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Bombarral, numa reflexão conjunta sobre os diversos tipos de violência, perfis das vítimas e dos agressores e propostas de soluções para se colmatar, desde logo, os indícios de violência.
Foi muito interessante poder contar com a colaboração de todos, tendo em conta que foram colocadas questões muito actuais sobre o problema e ter constatado que os alunos de 2º e 3º ciclo se mostraram interessados e muito mais conscientes das consequências da “Violência em meio escolar”, caso não seja debelado logo haja suspeitas ou algum indício de violência. O balanço foi muito positivo: o civismo e o sentido de responsabilidade foram uma constante ao longo da sessão de trabalhos por parte de todos os intervenientes.
Uma etapa foi concluída nesse dia. No entanto, em conformidade com o regimento do projecto, muito caminho há ainda a percorrer. As listas organizadas prosseguem, agora, na sua campanha eleitoral e, em breve, no dia 6 de Dezembro iremos receber a presença da deputada Dra. Cecília Honório, do BE que nos dará o seu contributo sobre a importância da actividade parlamentar e da participação cívica dos cidadãos.
Os alunos estão convidados ao acto eleitoral no próximo dia 4 e Janeiro e, posteriormente, será realizada a Sessão Escolar e elaborado o programa de recomendação.
Esperamos então que a nossa escola avance até à Sessão Distrital e Nacional.
A Coordenadora do Projecto,
Helena Serra

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free slideshow design generated with Smilebox
Anúncios
%d bloggers like this: