PARLAMENTO DOS JOVENS – A FASE DISTRITAL JÁ CÁ CANTA!

2 Mar

Divulgados os resultados, no passado dia 25 de Fevereiro, sobre os trabalhos produzidos pelas centenas de escolas inscritas no âmbito do Parlamento dos Jovens 2010, foi com grande alegria que os deputados eleitos na Sessão Escolar (ocorrida em Janeiro) da nossa Escola puderam constatar que parte da caminhada foi feita com sucesso – a 2ª fase está no papo! Vamos marcar presença, dia 21 de Março, na Academia Militar de Lisboa, juntamente com as escolas do Círculo Eleitoral de Lisboa.
Numa reunião inicial, a que assistiu a Professora Helena Serra, Coordenadora do Projecto, foi sublinhado pelos elementos da Direcção Regional de Educação e pelos Representantes da Assembleia da República que o Círculo Eleitoral de Lisboa era o mais exigente e difícil, tendo em conta que engloba um maior número de escolas e, atendendo à diversidade, seria preciso que o Projecto de Recomendação de cada escola fosse muito bem elaborado e as medidas muito claras, concisas e bem explícitas para que cada escola avançasse para a 2ª fase.
Conseguimos! Afinal estamos entre os melhores e agora a caminhada vai a meio. Teremos de continuar a trabalhar para que as medidas, por nós, propostas sejam bem acolhidas na Sessão Distrital.
A Sessão Distrital/Regional tem por objectivo proporcionar a todas as Escolas participantes a vivência de uma Sessão Parlamentar com uma metodologia de debate semelhante à da Sessão Nacional. Destina-se a tomar as deliberações ao nível do Círculo e a eleger os deputados à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens.
Neste nível de exigência e de responsabilidade contamos com o dinamismo, o entusiasmo e entreajuda dos nossos deputados, nomeadamente da Sara Portela do 9º A, da Beatriz Félix do 8º C e do João Silva do 9º B. Compete-lhes defender com unhas e dentes as medidas publicitadas ao longo da campanha eleitoral e que figuram no Projecto de Recomendação, além de analisarem as medidas das restantes escolas adversárias.
Será uma longa maratona, pois vai ser necessário elaborar o Projecto de Recomendação do Círculo Eleitoral à Sessão Nacional e eleger as escolas mais participativas e com maior poder de oratória, de argumentação e de decisão.
Esta 2ª fase vai ser conduzida pela Professora Ana Micaela Almeida tendo em conta que a Professora Helena Serra se encontra de atestado médico, impossibilitada de acompanhar o desenrolar dos trabalhos no terreno. Porém, mesmo à distância, o trabalho é em equipa e estão reunidos os esforços para que o sucesso continue.
Vamos confiar no trabalho dos nossos deputados e acreditar que tudo farão para representar bem a nossa escola e pôr o Maxial no hemiciclo, para a Sessão Nacional.

A Coordenadora,
Helena Serra
02 / 03 / 2011

Anúncios
%d bloggers like this: