Em terras gaulesas

14 Abr

Depois de uma tentativa falhada, no ano lectivo anterior, um grupo de alunos, assistentes operacionais e professoras conseguiu concretizar o projecto de realizar uma Viagem de estudo a Paris!

Parafraseando Sophia de Mello Breyner Andresen, ” Viajar é olhar ” e “..só o olhar não mente, porque todo o real é verdadeiro …de tudo quanto vejo me acrescento…em cada gesto ponho solenidade e risco”.

Foi uma actividade completa , com muitos locais visitados, desde o Louvre à Torre Eiffel, do Sacré Coeur à Notre Dame.

Numa perspectiva interdisciplinar, permitiu o contacto com outras culturas,  com várias formas de arte, da pintura à escultura, do desenho à arquitectura…. Foi possível visitar uma exposição inteiramente dedicada ao pintor Manet, no Museu d’Orsay, fazer um passeio cultural no Sena e contemplar a iluminação da Torre Eiffel e…. muito mais!

Deixamos aqui uma palavra  de agradecimento a todos aqueles que permitiram  e auxiliaram a concretização desta odisseia cultural: não foi fácil , porque os contratempos foram muitos…

Para progredir culturalmente  é necessário conhecer, ver, olhar, sentir : dizia Aristóles que “a vista é, de todos os nossos sentidos, o que nos faz adquirir a maior quantidade de conhecimentos e nos faz descobrir as maiores diferenças”.   

 

Anúncios
%d bloggers like this: