Rastreio Visual

24 Maio

A Oculista Central Torreense esteve presente na nossa escola para realizar um rastreio visual à nossa comunidade escolar. Esta actividade foi realizada na BE/CRE, nos dias 31 de Março e 1 de Abril.
Nesta actividade foi utilizado o equipamento Auto-Refractómetro, Visiotest, acessórios para Cover test e Optotipos de parede.

Foram realizados 262 rastreios (alunos entre os 10 e os 17 anos e alguns professores), destes foram sinalizados 75 casos:
• 1 Caso grave, caracterizamos os graves como Ambliopia não tratadas e forias várias (cover test e visiotest).
• 33 Casos em que é imperioso o uso de óculos, caracterizamos como ametropias não corrigidas (auto-refractómetro e optotipos de parede).
• 41 Casos com má acuidade visual, que precisam actualizar as lentes dos seus óculos, caracterizamos por não conseguir com um olho ou ambos mais de 6/10 (visiotest ou optotipos de parede).
Face aos dados apresentados é notório a vantagem destes rastreios. Mas é sempre necessário reforçar que o sentido da visão não se esgota nesta limitada bateria de testes e existem ametropias, forias, tropias e outras condições patológicas que iludem estes testes não excluindo nunca um exame aprofundado em local próprio.

Fonte: Relatório facultado pela Oculista Central Torreense

Anúncios
%d bloggers like this: