Parlamento dos Jovens – Debate

26 Nov

No passado dia 21 de novembro, a Escola Básica 2. 3. de Maxial foi palco de um debate subordinado ao tema “Ultrapassar a crise” organizado e dinamizado pelas Professoras Helena Serra e Sérgia Santos enquanto coordenadoras do Projeto Parlamento dos Jovens 2012 – 2013.

Estiveram presentes diversas entidades, nomeadamente a Direção do Agrupamento de Escolas do Maxial, com a presença do Sr. Diretor Mário Gomes e do Professor Gonçalo Bernardino, na qualidade de Assessor; a Dra. Rita Reboredo na qualidade de Psicóloga do nosso Agrupamento; o Presidente da Associação Industrial Portuguesa, Dr. José Eduardo Carvalho e as Dras. Maria Vieira e Paula Alves do Departamento de Empreendedorismo e Cooperação Empresarial da AIP; as Dras. Joana Monteiro e Raquel Luz enquanto representantes da Câmara Municipal de Torres Vedras, no setor da Educação e Gabinete de Apoio às Empresas, respetivamente e as Sras. Cecília Nazaré e Patrícia Mendes, enquanto Presidente e Vice-Presidente da Associação de Pais.

Esta iniciativa destinou-se a todas as turmas do 3º ciclo, curso CEF e alunos da Educação Especial. A sessão teve início com a apresentação sumária do que é o projeto Parlamento dos Jovens e com a visualização de um powerpoint concebido em torno de soluções para nos livrarmos da crise. A partir daqui surgiram inúmeras ideias e o debate desenvolveu-se com a colaboração das turmas envolvidas e as respostas sempre esclarecedoras dos convidados.

Este encontro de todos os alunos e professores, para uma reflexão conjunta, foi dinamizado e abrilhantado com a participação especial dos convidados movidos pelas questões colocadas pelas turmas e pelas intervenções das representantes das listas A e B, tendo sido feito o esclarecimento de dúvidas e a divulgação de informações atuais e pertinentes relacionadas com os tempos de crise que todos estamos a viver.

O Sr. Presidente da AIP, Dr. José Eduardo Carvalho, num discurso muito acessível e atendendo à faixa etária dos alunos deu a conhecer o porquê desta crise e alertou as consciências para a necessidade de mudarmos os nossos hábitos, de apreciarmos e consumirmos os produtos portugueses, a importância fulcral da educação e formação no mercado de trabalho, a necessidade imperiosa de sermos criativos e pensarmos em iniciativas originais.

A Dra. Raquel Luz enquanto representante da Câmara Municipal de Torres vedras conseguiu dar uma panorâmica de como o concelho tem estado a sobreviver à crise, das áreas mais afetadas pelo desemprego e de respostas positivas e alternativas para se trabalhar e viver em Torres Vedras, tendo subjacente a importância do empreendedorismo.

A Sras. Presidente e Vice-Presidente da Associação de Pais souberam cativar a audiência para as dificuldades que as famílias estão a atravessar e de como os alunos, enquanto filhos, podem ser mais compreensivos, menos exigentes em relação aos pais e de que são necessários sacrifícios neste presente a fim de que o futuro seja mais promissor.

De uma forma geral todas as intervenções foram no sentido de nos mobilizarmos para que no dia a dia possamos encontrar as melhores soluções para vencer o clima de austeridade que estamos a atravessar.

Foi uma sessão de trabalho muito gratificante para todos e em especial para as professoras organizadoras. Só com ações desta natureza, promotoras da informação, reflexão e, discussão é que se podem moldar as personalidades com vista a uma responsabilização, respeito e valorização do que é nacional e de como devemos ser dinâmicos e decididos sempre num clima de otimismo para vencermos as agruras dos tempos atuais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: