Berlin Mauer

27 Nov

O Muro de Berlim  (em alemão Berlin Mauer) foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda parte ocidental da cidade de Berlim, separando-a da Alemanha Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: o da República Federal Alemã  (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e o da República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime totalitário soviético. Começou a ser construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, sendo patrulhado por militares da Alemanha Oriental com ordens de atirar a matar a quem tentasse passar para o outro lado.

            Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Foi o início do fim do Berlin Mauer.

            Para lembrar este acontecimento, a turma do 7º D – PA, que tem a disciplina de Língua Estrangeira II – Alemão, juntamente com o Clube Hora H e a turma CEF, promoveram uma atividade ao longo de três semanas, na qual se foram mostrando imagens das duas realidades separadas pelo muro. No dia 9 de novembro construiu-se um enorme muro no polivalente que viria a ser derrubado alguns dias depois.

 Helena Borralho/João Batalha

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: