O dia mais divertido do ano…

24 Jun

Longe de sermos pretensiosas, mas o que mais se ouviu logo após o desfile de animais de DSCF0852estimação, num “Dia muito animal”, na Escola Básica 2. 3. de Maxial, no passado dia 7 de junho e nos dias que se lhe seguiram foi a frase: «Parabéns foi o dia mais divertido deste ano escolar» e esta frase foi repetida por alunos, assistentes operacionais e professores. No facebook da escola também se podem ver muitos “likes” e muitos comentários de apreço por esta iniciativa promovida pela equipa Eco- Escolas, o mesmo é dizer pelas Professoras Sérgia Santos e Helena Serra.

O 7 de junho ficou assim, oficialmente, designado como o Dia Eco – Escola no nosso estabelecimento de ensino.

Ao longo do ano escolar foi preparada esta atividade tentando não deixar escapar pormenor nenhum. Tinha de ser um dia DSCF0872inesquecível! Com tal ideia em mente procurámos patrocínios que chegaram das mais diversas entidades, nomeadamente da Agriloja e do Aki de Torres Vedras, da Galp do Bombarral, da Junta de Freguesia, do Centro de Educação Ambiental, da Clínica Primavet  e da Clínica Aristocão.

Mas com os prémios já garantidos, era preciso coordenar tudo e todos e muito trabalho havia pela frente. Para o êxito desta atividade pudemos contar com a boa vontade e dinamismo do Professor João Batalha com as suas turmas de Percurso Alternativo do 6º D e 7º D que colaboraram na limpeza do recinto escolar e espaços verdes, além de terem desenhado a faixa que decorou a mesa do Júri. Esta foi feita com a supervisão e muita imaginação e criatividade à mistura, como só a Professora Cristina Santos sabe fazer.

Antes do dia oficial conseguimos, integrado na Eco – jardinagem, limpar todo o espaço de recreio com a alegria dos nossos alunos do 7º A, 8º A, 8º B, 9º A, 9º B e 9ºC – PA que desde a primeira hora arregaçaram as mangas e não deixaram nada ao acaso.DSCF0895

Chegava, finalmente, o dia tão esperado e, apesar de inicialmente ter chovido e ameaçado o que há muito se preparava, tudo se compôs com o plano B. O ginásio da escola, devidamente apetrechado em tempo recorde, era assim palco do evento inédito na história deste Agrupamento pela presença dos nossos animais de estimação.

Numa primeira parte pudemos desfrutar da companhia e beleza dos nossos amigos diários, o mesmo é dizer de cães e gatos de diversas raças, idades e tamanhos, além de um porquinho da Índia e do Ronaldinho, o periquito mais famoso do evento.

As famílias envolveram-se nesta atividade e acompanharam os seus educandos e os seus amigos de 4 patas.

Alunos, professores e assistentes operacionais exibiram, orgulhosamente, os seus animaizinhos, ao som de música muito DSCF0881divertida sob o olhar atento de um júri muito diversificado. Na mesa sentaram-se o João Neves e Raquel Fernandes em representação dos alunos; a professora Anabela Vieira, em representação dos professores; Graça Galo, na qualidade de assistente operacional; o professor Mário Gomes, representando a escola no seu todo; o Sr. Celso Carvalho na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia do Maxial; o Sr. Engº Carlos Bernardes como Vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras na área do ambiente; Sra. Cecília Nazaré, como Presidente da Associação de Pais e os doutores veterinários: Ricardo Vintém, Jorge Pimenta e Teresa Pimenta para uma avaliação mais técnica. Todos se empenharam para elegerem o mais bonito e engraçado.

Numa 2ª parte, o Grupo Cinotécnico da GNR – Comando Territorial de Lisboa, representado DSCF0933pelo Sr. Cabo Lopes fez também as delícias de todos, com os seus cães treinados para ataque e busca de objetos. Foi nessa altura que um cão conseguiu que um ginásio repleto de gente fizesse um silêncio sepulcral. E porquê? Porque era preciso que o Aragon ouvisse as instruções do seu treinador e que o Kaiser não se enganasse nas suas buscas, por isso não podia haver ruído nenhum! Foi perfeito e os animais foram 5 estrelas para grande entusiasmo da assistência.

Por fim a cerimónia da entrega dos prémios também foi emocionante. Ficou em 1º lugar a Heidi, uma cadela chow-chow; em 2º lugar,  a Nancy, uma cadelinha Yorshire Terrier  e em 3º lugar uma labradora preta de seu nome Luna. Mas todos, mesmo todos, estão de parabéns.

Os convidados foram também presenteados com lembranças alusivas ao dia, bonequinhos em forma de animais da quinta, concebidos pelos alunos de educação especial e sob a coordenação da professora Leonor Santos.

Independentemente de tudo, este dia valeu pelo convívio e a boa disposição entre todos os participantes e assistentes. Um agradecimento especial a todos os envolvidos nesta mega diversão e muito em especial à direção desta escola, na pessoa do professor Mário Gomes que desde logo aprovou e acompanhou este projeto!

Conseguimos que o tema dos animais, seus direitos e o respeito que nos merecem pudessem ser enaltecidos.

Moral deste dia: a par com as crianças, os animais são o melhor do mundo e nunca nos pedem nada em troca! No futuro convém repetir a proeza, mas a equipa Eco- Escolas promete inovar e ser surpreendente!

DSCF0869A Equipa Eco – Escolas,

Sérgia Santos e Helena Serra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: