Dia Mundial da Alimentação

7 Jan

Dia mundial da Alimentação – 16 de outubro

Pois lá se fizeram os cartazes sobre a roda dos alimentos e lá se expuseram no polivalente nas vitrines. Estavam muito giros. Pena que com as chuvadas de outubro as infiltrações de água tenham estragado algumas…

O dia mundial da alimentação foi comemorado pelos grupos de ciências naturais tanto do segundo como do terceiro ciclo. E de uma forma muito diatética e ecológica! Como? Oferta de maçãs à comunidade escolar! Maçãs essas gentilmente oferecidas pela Abrunhoeste e com as quais todos nos deliciámos a trincar e “lavar” o dentinho depois do não menos famoso pastel de nata da manhã!

…Versus: Brigadas Verdes!

No entanto surge-me aqui um grande e grave problema!!! É que me constou que os meninos e meninas continuam a deitar para o chão alguns desperdícios que por vezes se encontram agarrados às suas mãos…umas vezes são papéis, outras são pacotes de leite, outras são guardanapos, mas o mais preocupante são os bocados de comida que se encontram agarrados por essas mãos tão pequeninas e delicadas e que..de repente…caem para o chão! “Aiiiiiiiiiii que deixei cair a banana que estava a comer…olha, deixa estar!”, ou então “Ai não me apetece nada acabar este pão…está seco…já comi o queijo e agora não me apetece comer mais pão seco!” ou ainda “Aiiiiiiiiiiii que já está na hora da entrada…vou ter falta…mas ainda estou a comer o croissant….olha, caiu!!!”. Bem eu considero isto, vou-me atrever a dizer, um pecado capital!!!! Desperdício de comida quando há tantas pessoas a passar fome à nossa volta? Já pensaram nisso jovens desta escola? Lembram-se quando o vosso diretor de turma vos alertou sobre a vinda das Brigadas Verdes caso vocês continuassem a “atirar” comida para o chão? Aposto em como ficaram furiosos por terem que ir apanhar o “lixo” dos outros! E será que esse “lixo “ não será vosso também? Eu gostava muito que não existissem Brigadas Verdes na Escola, mas isso só depende de vós! Até porque esta escola é uma eco-escola, com galardão, com bandeira…já viram o peso da responsabilidade que isso acarreta? Eu cá pensava duas vezes antes de atirar fosse o que fosse para o chão….pensem nisso!!!

E já agora Boas Festas e um 2014 cheio de emoções boas!

Professora Paula Mendes

Deixe uma Resposta

