Parlamento dos Jovens

28 Jan

No passado dia 20 de novembro, a Escola Básica 2. 3. de Maxial foi palco de um debate subordinado ao tema “Drogas – evitar e enfrentar as dependências” organizado e dinamizado pelas Professoras Helena Serra e Sérgia Santos, enquanto coordenadoras do Projeto Parlamento dos Jovens 2013 – 2014. Este ano pudemos ainda contar com a colaboração especial do professor Nelson Picão, uma ajuda fulcral na produção técnica do trabalho a apresentar ao nosso grande grupo de alunos.

Estiveram presentes diversas entidades, nomeadamente a Direção do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, com a presença do Sr. Vice-Presidente da CAP, o Professor José do Vale; do Professor Gonçalo Bernardino, na qualidade de coordenador do nosso estabelecimento; a Dra. Telma Aniceto na qualidade de Psicóloga do nosso Agrupamento; as Dras. Ana Umbelino e Joana Galvão enquanto representantes da Câmara Municipal de Torres Vedras, na qualidade de Vereadora da Cultura e Desenvolvimento Social e Coordenadora da Área da Juventude, respetivamente; as Dras. Judite Fortuna e Rita Morais do Centro Terapêutico de Villa Ramadas; a Dra. Cristina Lopes, acompanhada da Sra. Carina Barbosa e do Sr. João Grosso, utentes do Centro Terapêutico Dianova; as Sras. Cecília Nazaré, Patrícia Mendes e Ana Miranda enquanto Presidente e Vice-Presidente e Secretária da Associação de Pais; o Cabo Chefe Silva e os Guardas Luís Coimbra e Elisa Costa, da GNR.

Esta iniciativa destinou-se a todas as turmas do 3º ciclo, curso CEF e alunos da Educação Especial. A sessão teve início com a apresentação sumária do que é o Projeto                                                                   Parlamento dos Jovens e com a visualização de um PowerPoint concebido em torno de soluções para evitarmos e enfrentarmos as dependências. A partir daqui surgiram inúmeras ideias e o debate desenvolveu-se com a colaboração das turmas envolvidas e as respostas sempre esclarecedoras dos convidados.

O ponto alto da sessão esteve relacionado com os testemunhos, na 1ª pessoa, dos utentes do Centro Terapêutico Dianova ao exporem, para a audiência, o seu percurso de vida enquanto toxicodependentes durante cerca de uma década: a experiência que vivenciaram; a degradação das suas vidas; os anos desperdiçados; o risco de vida que correram e a forma como estão a recuperar para além das suas perspetivas de vida futura.

Este encontro de todos os alunos e professores, para uma reflexão conjunta, foi dinamizado e abrilhantado com a participação especial dos convidados movidos pelas questões colocadas pelas turmas e pelas intervenções das representantes das listas A e B, tendo sido feito o esclarecimento de dúvidas e a divulgação de informações atuais e pertinentes relacionadas com os comportamentos dos jovens perante o álcool, tabaco e as drogas legais e ilegais.

Todos os convidados num discurso muito acessível e atendendo à faixa etária dos alunos deram a conhecer os fatores das dependências, o perfil dos dependentes e alertaram as consciências para a necessidade de sabermos impor a nossa personalidade; o saber dizer não àquilo que nos é prejudicial; o aprendermos a gostar de nós próprios e a importância fulcral da educação e formação no seio das famílias e das escolas no sentido de nos munirmos de competências fundamentais para a construção da nossa maneira de ser e para aproveitarmos, todos os dias, o que a vida tem de bom.

A Dra. Ana Umbelino enquanto Vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras conseguiu dar uma panorâmica de como o concelho pode responder a iniciativas de interesse para todos os jovens, nomeadamente na área do cinema, do voluntariado, da música, tendo subjacente a importância de hábitos de vida saudável.

A Sras. Presidente e Vice-Presidente da Associação de Pais souberam cativar a audiência para a importância dos pais e dos filhos dialogarem, num clima de confiança mútua.

De uma forma geral todas as intervenções foram no sentido dos jovens se mobilizarem e saberem fazer as melhores escolhas, gratificantes para si próprios e para quem os rodeia.

Foi uma sessão de trabalho muito gratificante para todos e em especial para as professoras organizadoras. Só com ações desta natureza, promotoras da informação, reflexão e, discussão é que se podem moldar as personalidades com vista a uma responsabilização, respeito e valorização do melhor que a vida tem para nos oferecer.

A Coordenação,

Helena Serra e Sérgia Santos

20 /11/2013

cartaz 2014 ba´sico proposta 3

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: