BIBLIOTECA ESCOLAR

18 Fev

Atividades dinamizadas no decorrer deste período nas várias Bibliotecas do Agrupamento:

Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares:

Denominámos esta atividade “Onde Lês?” e recriámos diferentes espaços onde normalmente lemos: o quarto, a praia e a sala lá de casa.

Em articulação com o Clube de Línguas e a professora Cristina Costa foram realizadas leituras nestes espaços.

No âmbito da disciplina de Inglês, com a professora Helena Borralho, participámos no “The bookmark Project” promovido pelo IASL (International Association of School Librarians). Fizemos parceria com uma escola na Irlanda e eis o resultado:

A colega da escola irlandesa mandou a seguinte mensagem e foto:

The students were delighted to receive the bookmarks and remarked how beautiful they were. Thank you and your students for the hard work and well done on the beautiful craftwork in producing the bookmarks.

 Kind Regards

 Eileen Lynch

 Librarian.

Escritor do mês

Esta atividade divulga escritores que vêm a propósito de obras que estão a ser estudadas ou a pedido dos colegas de qualquer disciplina. Para sugestões poderão contactar a colega Ângela Romão que está responsável pela dinamização deste espaço.

 Ilustração realizada pelo aluno Luís Pereira com base na frase: “Uma biblioteca é um labirinto”, retirado da obra “Os Livros que devoraram o meu pai” de Afonso Cruz.

Dia da Música

Apresentação da Biblioteca da Escola de Monte Redondo aos mais pequeninos:

Apresentação do Projeto SOBE (saúde oral e bibliotecas escolares na escola de Monte Redondo):

Feira do Livro:

Este ano a opção foi por livros “low cost” para que pudéssemos chegar a um público mais vasto. Afinal, o importante é ler e motivar para a leitura e o nosso “Livrão” foi um sucesso. Sair da rotina é sempre uma coisa positiva e o resultado foi muito bom. Mais livrinhos novos vêm por aí. O nosso obrigada à editora “Palmo a Palmo” e a todos que colaboraram comprando livrinhos!

Concurso de Ilustração

A professora Cristina Santos, de acordo com as atividades delineadas pela Biblioteca Escolar, promoveu um concurso de ilustração baseado no texto “O meu caderno de folhas” retirado da obra Herbário de Jorge Sousa Braga e, em contexto de sala de aula realizou com os alunos variações do tema do poema, utilizando diversas técnicas.

Fundo documental

Com o grande apoio da CAP temos conseguido adquirir algumas obras que ainda não possuíamos, não só do Plano Nacional de Leitura e das Metas Curriculares, mas também literatura juvenil diversificada do agrado desta faixa etária.

Para o novo projeto proposto pela RBE “Amostras para ler +” vamos aumentar ainda mais o nosso fundo documental com obras das listas do PNL de leitura autónoma. Este projeto aplica-se ao 1º e 2º Ciclo e pretende que se fomente o gosto pela leitura nos alunos lendo excertos de obras de diversas áreas propostas para leitura autónoma e que por vezes passam despercebidas. Estamos neste momento a fazer uma seleção para aquisição de modo a que no 2º período se possa começar já a trabalhar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: