Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher

19 Mar

O Município de Torres Vedras esteve representado nas cerimónias do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher, no passado dia 25 de novembro, em Murcia (Espanha).

Depois de um muito bem-sucedido projeto Comenius Regio 2011-2013, entre a Região de Torres Vedras e a Região Autónoma de Murcia, um novo projeto, financiado pela União Europeia, volta a unir estas duas regiões.

Sob o título “Equality Sounds Good! Express it yourself!”, decorreu em Murcia, na semana de 25 a 29 de novembro, o 1.º encontro de trabalho entre os parceiros das duas regiões, no novo projeto Comenius Regio 2013-2015.

Tendo como tema de fundo a Igualdade de Género, este primeiro encontro, iniciou-se com as cerimónias oficiais de comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, no passado dia 25 de novembro. Estas cerimónias reuniram, no Auditório do Arquivo Geral da Região de Murcia, o Delegado do Governo, o Presidente da Região Autónoma, Deputados nacionais e regionais, presidentes de Câmaras Municipais e as mais diversas autoridades daquela região, tendo sido atribuídos os prémios “Meninas 2013” às organizações que mais se têm destacado no trabalho pela Igualdade de Género e pela prevenção da violência e do conflito. Encerrou as cerimónias, o Coro do Colégio San Boaventura Capuchinos, com três canções compostas e interpretadas por alunos, alusivas à temática deste projeto Comenius Regio. Para além deste colégio, são parceiros, da Região de Murcia, a Presidência da Comunidade Autónoma (através da Direção-Geral de Prevenção de Violência de Género, Juventude, Proteção Jurídica e Proteção de Menores), a Associação contra a Violência Doméstica (ONG) e a Federação Scout de Exploradores.

São parceiros, neste projeto que pretende promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências socioemocionais, através da Música e da Expressão Artística, na Região de Torres Vedras: a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, a Escola de Música da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e o Académico de Torres Vedras.

Durante os anos letivos 2013-2015, esta parceria estará focada no desenvolvimento da formação de professores sobre igualdade de género e resolução de conflitos mas, sobretudo, visando o envolvimento dos alunos na criação de formas de expressão dos seus pensamentos e emoções, promovendo o combate aos estereótipos e a redução da violência.

Neste sentido, a delegação portuguesa participou, ainda, numa mesa redonda sobre o tema, na Universidade de Murcia e também recebeu formação, pela Associação AVIDA, sobre como “prevenir a violência, educando para a igualdade”.

Professor Mário Gomes

sas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: